Mensagem Atual: "Era um sujeito realmente distraído: na hora de dormir, beijou o relógio, deu corda no gato e enxotou a mulher pela janela". - Jô Soares






sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Preserve a natureza!


Olá galera do bem (e do mal também)! Bom, estive pensando em um dos temas que o ENEM abordou esse ano: preservação ambiental, sustentabilidade... E isso me inspirou a escrever sobre o que temos feito para reverter ou retardar o aumento das temperaturas, o desmatamento, a extinção dos animais e mais um monte de atrocidades que todos sabemos que ocorrem, mas que fingimos não ver.


Para escrever sobre sustentabilidade tive de dar uma lida em livros que falam de ecologia, pesquisar no site do greenpeace (importantíssimo) algumas informações. Lembrem-se que devemos ter a curiosidade de saber como preservar a natureza da forma correta, então, nada melhor do que se informar sobre o assunto.

Não quero ser uma ecochata, mas é necessário falar sobre preservação, o nosso futuro depende disto! Se você não sabe por onde começar a preservar, o Click Atual te dá dicas importantíssimas!

Você pode fazer a diferença com ações simples do dia - a - dia, como por exemplo:

Não usar sacolas de plástico:é isso aí, as sacolas de plástico demoram milhares de anos para se decomporem, sujam as ruas, entopem boeiros e etc. Então não custa nada colocar suas compras em bolsas de tecido, elas podem ser usadas várias vezes, é só você lavá-las e usá-las novamente. Há supermercados que vendem estas sacolas de tecido, compre as suas e preserve o meio em que você vive! Aliás, quando eu fui no shopping de Salvador, eu e minha irmã compramos as nossas sacolas de tecido, o mais fofo é que na sacola tinha uma frase de incentivo à preservação!

Não jogar lixo na rua e na natureza: todo mundo sabe que não é certo jogar lixo na rua, mais sempre fazem a mesma coisa: jogam lixo em qualquer lugar, menos no cesto de lixo!Isso é muito feio! Há muito tempo tenho me policiado em relação a isto, sempre que compro alguma balinha, doce ou biscoito, coloco as embalagens nos meus bolsos. As pessoas ficam falando, que eu fico com o bolso todo cheio de lixo, mas eu prefiro guardar o meu lixo do que jogá-lo na rua, depois eu coloco no cesto de lixo mais próximo.

Reciclagem:
Você pode reaproveitar o seu lixo como matéria-prima para outros produtos. Podemos reciclar papel, vidro, metal e plástico. Você pode reutilizar tudo isso, preservando o meio ambiente! E é importante lembrar que no Brasil os recipientes para receber materias recicláveis seguem o seguinte padrão:

Economize energia:
Isso é tão simples, mas as vezes esquecemos de desligar as luzes da casa, de tirar os eletrodomésticos das tomadas, de gastar menos água e etc. Algo tão simples e tão fácil !

Não desmate:
Os animais precisam da floresta para sobreviverem, nós precisamos dela também! O nosso ar depende disto! Então não desmate e não financie o desmatamento!

Compre produtos biodegradáveis: Consuma produtos biodegradáveis, que reduzem a emissão de lixo na atmosfera. E compre produtos de empresas que tem consciência ecológica e que financiam o reflorestamento e a preservação dos animais.

O mundo é nosso, então preserve-o !


imagens: Google Imagens

Texto: Gabriela Pantoja

0 comentários:

Postar um comentário